Ads Top

Mudou tudo! Naviraiense cai fora, Estadual terá só um rebaixado e quadrangular no lugar da final

A sexta-feira (1) foi de reviravoltas nas regras do Estadual 2018. O MS Esporte Clube acompanhou 'in loco' na FFMS a reunião que definiu o formato e participantes da competição, e agora traz um resumo do que aconteceu. No fim das contas, a competição ficou fechada com 11 competidores e no lugar de semifinal e final, será disputado um quadrangular decisivo.

Foto: MS Esporte Clube
Logo no início do encontro, foi oficializada a desistência do Naviraiense, abrindo vaga para o Cena, que disputa a Série B. Porém, o clube de Nova Andradina também manifestou não ter interesse no posto, o que fez a competição ser fechada com 11 clubes - a Serc, rebaixada esse ano, afirma ter direito a vaga e que vai procurar o TJD para pleiteá-la.

A portas fechadas, o debate restrito aos dirigentes tratou de várias propostas, mostrando a disposição dos clubes em mudar o decidido no arbitral há 15 dias. E assim eles mudaram. Um dos formatos discutidos foi o de uma disputa em turno único, todos contra todos, na primeira fase.

Porém, esse modelo foi barrado e no lugar foi definido um formato parecido com o atual, mas com uma diferença crucial, que é a não existência de final e semifinal. Na primeira fase, serão dois grupos, um com cinco times e outro com seis.

Grupos, rebaixamento e reta final

No Grupo A, jogarão Operário, Comercial, Novo, União, Costa Rica e Misto (que tem participação ainda a ser definida pela Justiça Desportiva, já que o clube disputou o primeiro jogo da Série B com jogadores sem registro no BID). Já o Grupo B terá Sete e Operário de Dourados, além de Águia Negra, Urso de Mundo Novo e o atual campeão Corumbaense.

Já na "degola", apenas um time será rebaixado. Como um grupo disputará menos jogos - e consequentemente pontos - que o outro, cairá quem tiver pior média de pontos. O regulamento não especifica como será o cálculo, mas o vice da FFMS, Marco Tavares, afirma que será feito a partir da divisão do número de pontos pelo número de jogos realizados.

Ao todo, quatro times de cada grupo passam para as quartas de final, disputada normalmente em mata-mata, em jogos de ida e volta. Daí, sairão os quatro times que vão disputar, no lugar da semifinal e da final, um quadrangular decisivo de seis jogos, três em casa e três fora. Daí, o time que obtiver a melhor pontuação nessa fase será considerado o campeão.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.