Ads Top

Você sabia? Estadual 2018 não dará vaga na Série D ao vice e Copa Verde ficará com o 4º colocado

Antes mesmo da bola rolar no Estadual, algo importante acontece: é definido o regulamento da competição. E o importante documento, muitas vezes ignorado por torcedores e até dirigentes, traz em 2018 regra que, mesmo já na reta final do competição, ainda são desconhecidas da maioria.

Divulgação
Este ano, o critério que definiu o mando de campo e vantagem do empate no resultado agregado das duas partidas foi muito criticado pelos torcedores e alguns cronistas esportivos, apesar de repetir a fórmula já aplicada em temporadas anteriores.

Porém, uma pouco foi falada e chama a atenção. Ela está no artigo 25 do regulamento da competição, publicado no site oficial da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul). Em 2018, as vagas para competições nacionais serão distribuídas entre os semifinalistas.

Mato Grosso do Sul conta atualmente com duas vagas na Copa do Brasil e duas na Série D do Brasileirão. Em 2019, o campeão estadual ganhará a vaga na Copa do Brasil e Série D, enquanto o vice terá direito a disputa apenas a Copa do Brasil.

Já a segunda vaga na Série D ficará com o terceiro colocado, que será definido em partidas extras entre os derrotados nas semifinais - duelos que ocorreram ano passado entre Operário e Sete. Para o quarto colocado, sobrará a vaga que o Estado tem direito na Copa Verde.

Repeteco na semifinal

Curiosamente, os quatro semifinalistas de 2018 são os mesmos de 2017. A diferença está nos confrontos. Enquanto ano passado o Operário encarou o Corumbaense, com vantagem de decidir em casa, o Novo pegou o Sete, que tinha a vantagem no duelo. Este ano, o Galo encara os douradenses, que seguem com a vantagem, enquanto o Carijó recebe o Novo no último jogo.

Há dois anos (2016), três desses clubes também conseguiram chegar à semi. O Sete encarou o Operário e o Corumbaense pegou o Comercial, então campeão e que fez a final - e perdeu - para o Sete. Em 2015, Corumbaense e Comercial também estavam, em chaves opostas, na semi.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.