Ads Top

Há 60 anos, Pelé estreava na Copa do Mundo com vitória sobre a União Soviética

Único jogador a conquistar três vezes a Copa do Mundo, Pelé estreava na competição em 15 de junho de 1958, pela terceira rodada do torneio. Aos 17 anos, o Rei ficara de fora dos primeiros jogos em virtude de uma lesão sofrida ainda no período de preparação.

Divulgação/CBF
Sem Pelé em campo, o Brasil estreou contra a Áustria e venceu por 3 a 0, com Dida como titular. No segundo jogo, Vavá foi quem ocupou o posto no empate sem gols contra a Inglaterra, já que Pelé seguia sem condição de jogo.

Foi então na terceira rodada, contra a União Soviética, que Pelé escreveria a primeira página de sua rica história na Copa do Mundo.

Frente aos soviéticos, ele não marcou, mas teve atuação destacada na vitória brasileira por 2 a 0 com gols de Vavá – Joel foi quem acabou sacado para Pelé entrar. O estádio Nya Ullevi, em Gotemburgo, foi o palco da partida.

O primeiro gol de Pelé em Copa do Mundo sairia na partida seguinte, contra País de Gales, no dia 19. Ele marcou aos 21 do segundo tempo o único gol da partida válida pelas quartas de final.

O Rei voltaria a balanças as redes contra a França, na semifinal, e Suécia, na decisão, ambas vencidas apor 5 a 2. Foram três gols contra franceses e mais dois diante dos anfitriões no jogo do primeiro título brasileiro.

Pelé também participou dos mundiais de 1962, 1966 e 1970, totalizando 14 partidas e 12 gols em Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.