Ads Top

Estadual 2019: times poderão colocar até cinco atletas amadores em campo

O Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol - Série A 2019 vai trazer algumas novidades para os dirigentes e que podem beneficiar os jovens jogadores. De acordo com o estabelecido em novembro do ano passado no arbitral realizado na FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), uma delas é a possibilidade de cada time inscrever até cinco atletas amadores.

Ano passado, Comerário Sub-19 teve ares de profissional e
emoção até o fim, com pênalti defendido no último minuto
 (Foto: Franz Mendes)
A Lei Pelé, já define que a participação de amadores é permitida em competições profissionais, desde que ele tenha entre 16 e 20 anos. Apesar do regulamento não especificar a idade dos atletas, a condição fica subentendida através da lei federal que rege o esporte nacional.

Conforme as regras do Estadual, os atletas amadores também estar devidamente registrados na CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Além disso, não poderão ser substituídos ao decorrer da competição, ocupando a vaga de "não profissional" até o fim da competição.

Tal situação vai beneficiar principalmente os jovens atletas, que ainda não foram registrados como profissionais e estão nas categorias de base do clube, suprindo espaços que os clubes acabam deixando abertos. Outra situação no torneio em 2019 será, como já ocorreu em edição anterior, a permissão para também registrar três estrangeiros por equipe.

Mais comum do que se imagina

A permissão da FFMS para registrar até cinco jogadores não profissionais, até 20 anos, já existe em competições nacionais da CBF há vários anos, e também será aplicada por diversas federações em 2019, desde as menores até as mais importantes, nas primeiras divisões.

Conforme levantamento feito pela reportagem, 15 outros estaduais poderão contar com amadores em campo, entre eles o Paulistão, o Carioca, o Gaúcho e o Baiano. O limite de atletas estabelecido nos regulamentos varia de cinco a até oito jogadores não profissionais.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.