CBF amplia competições de base e MS ganha vaga na Copa do Brasil Sub-20 e Sub-17

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ampliou suas competições de base em 2019 e abriu uma vaga para cada campeão estadual na Copa do Brasil das categorias Sub-20 e Sub-17. Com isso, Mato Grosso do Sul ganha uma vaga nos respectivos torneios. O Estado segue também com uma vaga na segunda divisão do Brasileiro feminino, que teve formato modificado.

Sete será o representante do MS na Copa do Brasil Sub-20
(Foto: Franz Mendes/Arquivo)
No Sub-20, em MS a vaga fica para o campeão do Estadual Sub-19. Porém, com problemas financeiros, o Aquidauanense abdicou da disputa e cedeu lugar ao vice, Sete de Dourados, que vai encara o Coritiba em duelo único. O mando da partida será definido só na quinta-feira (21).

A previsão é que a competição comece em 13 de março. Ao todo, 32 times estão envolvidos na disputa, que deve seguir até 12 de maio. São 27 vagas para os campeões estaduais da categoria, além de uma vaga extra para cada uma das cinco federações melhores ranqueadas.

Já na Copa do Brasil Sub-17, o representante deve ser o Seduc. O torneio segue as mesmas regras e formato do Sub-20, contudo, está previsto para começar apenas no dia 4 de agosto, seguindo até 25 de setembro. Ainda não há definição dos confrontos que ocorrerão.

Brasileiro Feminino ganha novo formato

Pelo Campeonato Brasileiro Feminino Série A-2, a segunda divisão do futebol feminino nacional, 36 times entrarão em campo, um deles a equipe da Moreninhas, atual campeão estadual e, por isso representante de Mato Grosso do Sul na competição.

O torneio vai reunir os 27 campeões estaduais, dois clubes rebaixados da Série A-1, e os sete melhores colorados no ranking de clubes masculino da CBF. Os 36 participantes serão divididos em seis grupos de seis equipes, jogando em turno único.

Avançam para a segunda fase os dois primeiros de cada grupo e os quatro melhores quartos colocados, jogando em mata-mata depois disso. A competição começa dia 27 de março. A primeira fase se encerra em 1º de maio, enquanto a final está marcada para 18 de agosto. Os quatro primeiros colocados, ou seja, os semifinalistas, garantem vaga no Brasileiro A-1.

Relacionadas

Postar um comentário

Receba nossas novidades