Ads Top

Covid-19: temporada da NBA é suspensa e primeiras rodadas das Eliminatórias da Copa são adiadas

O mudança de classificação da OMS (Organização Mundial de Saúde) para o novo coronavírus Covid-19 mexeu com o mundo dos esportes nesta quarta-feira (11). Uma das principais ações foi o anúncio, ainda não oficial, mas revelado pelo site Globo Esporte, de que as duas primeiras rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 foram adiadas.

As partidas estavam marcadas para acontecer nos dias 26, 27 e 31 de maio - o Brasil iria enfrentar o a Bolívia dia 27, na Arena Pernambuco, e visitar o Peru no dia 31 na capital Peru. Por ora, Conmebol e Fifa ainda não se pronunciaram sobre a situação.

Já pela Europa, várias partidas foram suspensas ou serão realizadas sem a presença de torcedores para evitar que a pandemia se alastre ainda mais. Na Itália, o campeonato foi oficialmente suspenso e a Juventus confirmou nesta quarta que o zagueiro Rugani está contaminado com o Covid-19.

Enquanto isso, na Inglaterra, os jogos serão todos feitos com portões fechados, segundo o britânico The Times. Para esta quinta-feira (12), são esperados novos anúncios em vários países com relação ao Covid-19, já que a pandemia foi declarada apenas nesta quarta.

NBA suspensa e jogar diagnosticado com Covid-19

Os jogos da NBA, liga estado-unidense de basquete, foram suspensos por tempo indeterminado nesta quarta-feira após o anúncio de pandemia e do jogador francês Rudy Gobert, do Utah Jazz, ser testado positivo para o Covid-19. A confirmação aconteceu dois dias após ele ironizar a situação e, em entrevista, passar a mão sobre todos os microfones que estavam sobre a mesa.

A situação é tratada com extremo cuidado nos Estados Unidos, a ponto do presidente Donald Trump suspender por 30 dias a chegada de qualquer voo da Europa para o país. Ele alegou que, apesar de drástica, considerou a medida necessária para evitar maiores danos. Abaixo, as imagens de Gobert há dois dias e o momento em que o duelo de Jazz e Thunder é interrompido e a NBA suspensa.



E no Brasil e no MS? E as competições futuras

Por ora, nenhuma medida foi anunciado pelas autoridades brasileiras em saúde e esportivas, contudo podem haver novidades a partir dessa quinta-feira (11). Hoje, são 52 casos confirmados no Brasil, sendo que não houve nenhum registro de morte. Ainda assim, com a proximidade do inverno, é esperado que esse número aumento consideravelmente no país.

Já em Mato Grosso do Sul, as federações esportivas seguem atentar para saber como proceder diante da ameaça desse novo coronavírus, mas ainda nada específico foi definido. Em Campo Grande, a Sesau relatou 19 casos suspeitos, sendo que 12 já descartados.

Nenhum dos casos suspeitos está hospitalizado, sendo que todos seguem em isolamento domiciliar. A situação do Covid-19 no Paraguai também é acompanhado com atenção, já que o país vizinho a Mato Grosso do Sul anunciou a suspensão de diversas atividades, entre aulas e funcionamento de estabelecimentos comerciais, para evitar aumento do contágio.

Quanto a competições futuras pelo mundo à fora, as autoridades ainda aguardam a evolução do Covid-19 para tomar providências. Entre os torneios que estão em xeque, está os Jogos Olímpicos de Tóquio, a ser disputado entre julho e agosto. Pouco antes, também estava previsto a disputa da Copa América na Argentina e na Colômbia, e da Eurocopa, em 12 capitais daquele continente.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.